Buscar
  • Marcio Nascimento

TI e Gestão empresarial: como alinhar as duas estratégias

O mundo corporativo está em constante evolução nos últimos anos. Novas tendências aparecem com extrema velocidade, mas para adotar as melhores práticas é imprescindível que TI e gestão empresarial estejam devidamente alinhadas. Do contrário, os esforços para melhorar a qualidade dos serviços e expandir a carteira de clientes não alcançarão as metas.


Não ter um olhar atento sobre o avanço tecnológico é um erro cada vez mais grave e que leva muitas companhias para a falência. Hoje, um empreendedor deve não apenas conhecer o segmento de atuação, mas também ter sensibilidade para aproveitar as melhores soluções de tecnologia com inteligência.


Neste artigo, vamos explicar como a TI e a administração empresarial podem caminhar juntas para atingir resultados acima das expectativas. Confira!


Envolva a TI nos projetos impactantes

Contratar sistemas robustos e que realmente contribuam para uma empresa tomar decisões é uma medida importante para conquistar a melhoria contínua. Contudo, esse é apenas um passo para oferecer serviços de excelência.


Antes de apostar em uma ferramenta tecnológica, uma companhia deve analisar com muita atenção se a solução tem condições de suprir as necessidades corporativas de forma plena. E isso somente é possível quando TI e gestão empresarial apresentam um diálogo maduro e pautado no bom senso.


Se o gestor de TI e a alta direção da empresa não alinharem o uso da tecnologia corretamente em projetos prioritários, serão altas as chances de haver equívocos no processo de transformação digital da marca, o que prejudica bastante o nível de competitividade.


Tenha cuidado com o orçamento

É muito positivo ter uma visão de que a TI deva fazer parte principalmente dos projetos impactantes do negócio. Para isso não ficar apenas no papel, é indicada a elaboração de um orçamento que envolva os investimentos em tecnologia de forma responsável e de acordo com a realidade empresarial.


As companhias, em um cenário de instabilidade econômica, precisam evitar ao máximo a inadimplência e o endividamento. Por isso, é essencial que a aplicação de recursos financeiros em Tecnologia da Informação tenha como foco abranger as necessidades corporativas, sem perder o controle dos gastos.


Também vale ressaltar que a elaboração do orçamento deve envolver iniciativas que visam ao crescimento do negócio. A demanda por recursos tecnológicos precisa ser mensurada com muita atenção, para a companhia ter um retorno do investimento em curto prazo.


Com planejamento e uma visão atenta das melhores soluções de TI, as chances de fazer boas escolhas e de investir de forma equilibrada são bem maiores. E isso apenas se torna possível com uma participação efetiva do CIO no dia a dia de uma instituição.


Mantenha o foco na melhoria contínua

Os projetos prioritários e a administração orçamentária são atividades que têm uma grande influência no futuro de uma empresa. A transformação digital e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ajudaram a criar um cenário em que a melhoria contínua deixou de ser um luxo e virou uma obrigação.


Em virtude disso, muitas companhias estão apostando no outsourcing de TI. Afinal, é necessário ter uma visão ampla de como explorar o avanço tecnológico para aumentar a eficiência e reduzir despesas.


Com uma grande experiência no mercado, a Start Tecnologia se destaca por possibilitar o perfeito alinhamento entre TI e gestão empresarial. Dessa forma, contribui de forma decisiva para os clientes administrarem as soluções tecnológicas com ótimos resultados.


Se está em busca de uma performance notável para o seu negócio, fale conosco agora mesmo! Vamos ajudá-lo a vencer desafios de forma estratégica!


0 visualização0 comentário