top of page
Buscar
  • Marcio Nascimento

Você está fazendo o backup da sua empresa da maneira correta?

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Conforme já falamos, o backup é um processo que demanda atenção e que deve ser executado corretamente se você deseja que a sua empresa esteja realmente segura.


Existem várias estratégias que você pode aplicar relacionadas ao backup dos seus dados e o importante é entender o que cada uma representa.


Atualmente existem 3 requisitos indispensáveis quando se fala de backup:


1 – Backup diário: Um backup efetivo precisa ser, no mínimo, feito uma vez por dia, normalmente à noite, para que caso algo aconteça e você precise restaurar um arquivo ou mesmo o sistema todo, a lacuna de perda seja a menor possível, de no máximo um dia. Alguns backups, como por exemplo os de bancos de dados, muitas vezes são feitos de hora em hora.


2 – Retroativo: Um bom backup deve permitir que você recupere arquivos de semanas ou meses atrás. Pode acontecer de um arquivo deletado por engano ser necessário e só notarmos sua falta depois de alguns dias ou semanas. O backup deve possibilitar buscar um arquivo no passado e não só do dia anterior.


3 – Múltiplo: O ideal é ter um backup local, para recuperação rápida de arquivos ou sistemas e um backup em nuvem, para proteção contra sinistros, fogo, desastres naturais, ataques de vírus, etc. Como diz uma frase bem conhecida no meio de TI, “quem tem apenas um backup, não tem backup nenhum”.


Além disso tudo, o backup deve ser feito de forma automática, nunca manual. Se você ainda faz manualmente precisa rever a forma como essa rotina de segurança está acontecendo dentro da sua empresa, pois está sob risco de falhas.


Algumas dicas em relação à integridade e ao armazenamento dos backups:


- O acesso ao local onde ficam os backups deve ser restrito para evitar que pessoas não autorizadas roubem ou destruam os backups.

- Os backups devem ser verificados logo após a sua geração e, posteriormente, em intervalos regulares, para garantir que estão íntegros.

- Evite movimentar os backups. Muita gente pensa que ao levar para casa o disco de backup estará protegendo os dados, mas se ao transitar com o backup, o mesmo for vítima de assalto ou deixar cair o disco no chão, estará comprometendo a segurança de dados.


Conheça 3 maneiras de fazer backup e proteger seus dados.


36 visualizações0 comentário
bottom of page