top of page
Buscar
  • Marcio Nascimento

3 maneiras de fazer backup e proteger seus dados

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Backup é essenciais e isso é um fato.


Proteger os seus dados é uma das práticas mais importantes que você deve aplicar dentro da sua empresa. Devemos sempre ter uma cópia de segurança de todos os arquivos importantes, garantindo que caso haja algum problema, você esteja protegido.


Mas se você ainda está em dúvida sobre qual a melhor maneira de implementar o backup na sua empresa, aqui estão as 3 formas que, se utilizadas em conjunto, aumentam muito a segurança desse processo:


Backup local

O backup local é feito em algum dispositivo de armazenamento próprio para isso, como um storage, disco externo ou mesmo um servidor e backup. Esse tipo de backup tem a missão de restaurar rapidamente qualquer arquivo ou sistema, por estar na rede local e ter boa velocidade de cópia. Seu ponto fraco é que pode ser afetado em caso de vírus ou sinistros, fogo, descarga elétrica, etc.


Backup em nuvem

Já o backup em nuvem tem, além da finalidade de proteger contra perda de dados, a característica de levar os dados para fora da empresa, protegendo assim contra todo tipo de problemas que o backup local não cobre, como os citados acima. A desvantagem nesse caso é que, por ser um backup que depende da internet, sua restauração pode ser mais lenta em caso de muitos dados a restaurar, podendo levar horas ou dias, o que torna o processo de recuperação de um sistema inteiro inviável devido ao tempo necessário.


Shadow Copy

Apesar de não ser considerado um backup propriamente, o recurso de Shadow Copy é uma ferramenta que mantém algumas versões dos arquivos nos servidores, como se fossem um histórico de modificações. Caso você tenha, por exemplo, apagado alguma informação de uma planilha e não sabe que valor estava anteriormente, com o Shadow Copy você pode verificar essa planilha no estado em que ela se encontrava na última vez que foi salva. Isso pode resolver os problemas mais simples, mas não é recomendado se basear apenas nisso como backup.


Utilizando todos esses três métodos de backup, você cobre praticamente todas as situações onde um backup pode ser necessário, conferindo mais robustez e confiabilidade ao seu ambiente de TI.



38 visualizações0 comentário
bottom of page