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  • Marcio Nascimento

Como melhorar a infraestrutura de TI e garantir o funcionamento de empresas do segmento alimentos

Atualizado: 19 de jul.

O bom funcionamento da infraestrutura de TI funciona é fundamental para o sucesso de negócios do setor alimentício. A gestão de negócios desse setor tem uma rotina muito dinâmica, demandando agilidade e segurança no acesso e na proteção das informações da empresa.


No entanto, devido ao fato da tecnologia não estar diretamente ligada à atividade-fim dessas empresas, muitas vezes importantes cuidados com a Infra de TI são negligenciados, trazendo prejuízo e muitos riscos ao negócio.


Quer saber mais como blindar a infra de TI do seu supermercado, restaurante ou lanchonete? Então leia até o fim este artigo e coloque em prática o passo a passo detalhado para você manter sua TI funcionando a todo vapor!


Desafios da gestão de TI em supermercados, restaurantes e lanchonetes


É indiscutível que toda falha na base tecnológica de uma empresa alimentícia, seja por computadores que travam, por indisponibilidades de internet ou porque o sistema sai do ar, resulta em prejuízos.


Os problemas vindos dessas falhas vão desde erros em relatórios gerenciais, que podem levar a erros de gestão, até a perda de vendas por falhas nos sistemas de pagamento ou à invasão e sequestro de dados.


Confira quais são os principais problemas causados por falhas na infra de TI de empresas alimentícias e descubra como corrigir e evitar o problema.



Principais problemas causados por falhas na infra de TI de empresas alimentícias


Falhas na infra de TI de empresas alimentícias podem custar caro. Estima-se que para cada 1h de equipamentos ou sistemas parados são gerados R$10 mil em prejuízo, dependendo da área de atuação e do porte da empresa alimentícia. Conhecer melhor esse cenário, entendendo quais as falhas mais comuns na TI da sua empresa, é o primeiro passo para conseguir resolver o problema. Confira as falhas mais comuns em empresas alimentícias:



Avarias nos computadores


Ter terminais de vendas parados ou colaboradores administrativos forçadamente ociosos devido a computadores estragados é lugar comum em empresas alimentícias. A causa das falhas geralmente é falta de manutenção preventiva e corretiva adequadas, aquisição de equipamentos inadequados às necessidades do negócio ou falta de conhecimento técnico do colaborador que usa o computador.


Falhas de servidor


Os servidores são espaços virtuais nos quais documentos, sistemas e dados importantes ficam armazenados. Contratar servidores com capacidade insuficiente deixa a operação de todos os sistemas da empresa lentos, bem como provoca quedas na rede.


Falta de segurança dos dados


Negligências na proteção da infra de TI da empresa pode abrir brechas para invasões, sequestros de dados, raqueamento de compras em redes sociais, golpes com compras e empréstimos em nome da empresa, sequestro de dados de clientes, e muito mais.


Falha na integração de sistemas


Empresas alimentícias geralmente precisam operar com vários sistemas de maneira integrada, tais como: o sistema da operação de caixa, o aplicativo de delivery, o sistema de autoatendimento com cardápios e comandas eletrônicas, entre outros. Quando há falhas na comunicação desses softwares, a experiência dos clientes e as finanças da empresa podem sentir rapidamente o impacto, pois clientes podem deixar de ser atendidos, ou receber pedidos trocados, gerando retrabalho, custos extras e prejudicando a imagem da sua empresa no mercado.

Como melhorar problemas na infra de TI de empresas alimentícias

Ao longo dos nossos mais de 20 anos de história, nós dá Start Tecnologia já atendemos muitas empresas alimentícias, com muitas variações de ramo de atuação, porte e nível de complexidade de gestão de TI. Algumas delas são: Dado Bier (cervejaria), Banca 38 (loja de especiarias), e as redes de supermercados Super Kan , Lomais Supermercados.

Ao longo de nossa jornada, construímos densa expertise na gestão de TI para empresas alimentícias. mapeamos as melhores práticas de gestão de TI que mais rápido resolveram os problemas de infra com ROI (retorno sobre investimento) positivo. Confira:


1.Faça diagnósticos periódicos, identifique e corrija os erros


Crie uma rotina de diagnósticos preventivos. Determine uma periodicidade para realização de análises dos recursos de TI e tenha agilidade na solução de pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros de se resolver.


Assim , você age na raiz dos problemas e reduz os riscos de incidentes, o tempo de máquinas paradas e os custos com manutenção.



2. Faça um plano de ação para a correção e prevenção dos erros


Uma vez identificadas falhas no departamento, documente, passo a passo, o que deverá ser feito para as correções, pontuais e definitivas dos problemas encontrados, mapeando detalhadamente cada um dos tópicos citados abaixo:




3. Revisão e reforço da segurança dos dados


Uma das principais questões que os departamentos de TI devem focar é a segurança dos dados. Planeje ações e ajustes que reduzam o risco de vazamento de informações, a fim de evitar inconvenientes como perda de arquivos, invasões, sequestro de dados, entre outros.


4. Profissionalizar a gestão da sua TI


Departamentos de TI devem contar com grandes gestores para liderar equipes e orientar os funcionários, terceirizar a gestão de TI garante que todos os negócios funcionem sem problemas.


Veja como a terceirização pode ajudar a sua empresa:

  • Melhor controle sobre as operações: Os gerentes são responsáveis ​​por coordenar as operações do departamento com os interesses da empresa. Isso permite delegar tarefas com mais eficiência e garante que as pessoas sejam as únicas responsáveis ​​por manter uma boa infraestrutura dentro do departamento.


  • Melhor gestão de custos: Os gerentes de TI também são mais capazes de gerenciar os recursos financeiros alocados aos seus departamentos. Com isso, ele poderá identificar quais investimentos são essenciais para uma melhor infraestrutura de TI e quais podem ser reduzidos ou até eliminados.


  • Menor taxa de erro: Uma das funções de um gestor é controlar a qualidade dos serviços prestados. Isso reduz a incidência de erros e permite que as equipes desenvolvam soluções preventivas que evitem o potencial inconveniente de erros técnicos. Desta forma, garante-se também que o setor tenha uma melhor infraestrutura, pois há um maior controle sobre as atividades realizadas no setor.


Perceba que a infraestrutura de TI é fundamental para uma empresa manter suas operações produtivas. Afinal, muitas empresas confiam na tecnologia para funcionar sem problemas, de modo que os departamentos não podem falhar em questões de segurança, desempenho e produtividade.




Sem dúvidas, ao melhorar a infraestrutura de TI do seu negócio você estará trazendo mais produtividade, segurança e redução de custos para sua empresa - o que tem importante potencial para aumentar seus lucros. Quer saber que resultados essas ações podem trazer na prática? Conheça o case de sucesso da rede Super Kan, que reduziu 30% dos custos de TI ao terceirizar a gestão com a Start Tecnologia.






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