Buscar
  • Marcio Nascimento

Gestão de infraestrutura de TI: o que é + 3 dicas de gerenciamento

Atualizado: Abr 26


A gestão da infraestrutura de TI exige um elevado grau de profissionalismo. As empresas devem exercer essa atividade dentro das melhores práticas do mercado para manter um elevado nível de produtividade e satisfazer o público-alvo, para poder extrair todos os benefícios da gestão de infraestrutura de TI.


Se uma organização não souber explorar os recursos tecnológicos de maneira estratégica, terá mais dificuldades para se manter presente no dia a dia do público-alvo. Além disso, não vai aproveitar as oportunidades que a transformação digital está proporcionando para expandir a carteira de consumidores.


Neste artigo, vamos destacar como administrar a infraestrutura de TI com eficiência pode fazer a diferença para o seu negócio. Confira!


O que é gestão da infraestrutura de TI?

Ela consiste no gerenciamento de todos os equipamentos relacionados com as atividades de Tecnologia da Informação. Em muitos casos, as empresas não têm condições de administrar a infraestrutura de TI seguindo boas práticas de mercado.


Uma forma de contornar esse problema é apostando em uma empresa especializada na prestação de serviços de TI. Essa iniciativa contribui, por exemplo, para ter menos preocupações relacionadas com a escolha dos equipamentos e sistemas mais adequados para manter a segurança da informação em um bom patamar.


Também evita perda de tempo em administrar os trabalhos ligados à manutenção dos recursos tecnológicos disponíveis. Isso porque essa ação fica sob a responsabilidade da empresa parceira .

Fique atento a 3 dicas para melhorar a gestão da infraestrutura de TI

Para o gerenciamento da infraestrutura de TI alcançar um desempenho adequado , vamos apontar 3 maneiras de executar essa atividade com maestria. Acompanhe!


1. Tenha foco na segurança da rede corporativa

Ter cuidado com as informações armazenadas é uma iniciativa cada vez mais relevante no mundo corporativo. A perda de dados tem causado não apenas prejuízos ao andamento dos serviços, mas também danos financeiros e à imagem da marca.


No caso de empresas com um orçamento mais restrito para investir em tecnologia, uma alternativa interessante para as informações empresariais estarem mais seguras é optar pela terceirização da TI.


Com o suporte especializado, torna-se mais simples adotar medidas para minimizar os riscos de ataques cibercriminosos. Afinal, uma empresa de TI, com profissionais experientes e qualificados, sabe quais as melhores ferramentas para evitar acessos indevidos às redes corporativas.


2. Boas práticas para disponibilidade de dados

Uma gestão de infraestrutura de TI jamais pode ignorar a necessidade de os empregados terem um acesso rápido e prático a sistemas empresariais. Por isso, é importante contar com uma consultoria especializada para indicar o melhor caminho para usar a tecnologia a favor das metas organizacionais.


Com o apoio de profissionais experientes e qualificados, uma empresa vai ter mais segurança, por exemplo, para escolher um bom fornecedor de serviços de computação em nuvem. Hoje, é crucial que os funcionários tenham acesso a dados corporativos em qualquer lugar com conexão à internet.


Um bom atendimento tem ligação direta com a facilidade de os empregados usarem os softwares corporativos. É um fator que deve ser analisado, com bastante carinho, pelos empresários.


3. Adote a terceirização de forma planejada

O outsourcing de TI é uma opção que facilita bastante a vida de muitos empreendedores. Uma das razões é a redução de gastos com pessoal, equipamentos e sistemas necessários para a execução de serviços de Tecnologia da Informação.


A terceirização é uma atividade também crucial para aperfeiçoar a gestão da infraestrutura de TI, porque ajuda os gestores a terem foco no que realmente é imprescindível para conquistar o consumidor e expandir as vendas.


Se está em busca de um time com profissionais especializados, entre em contato conosco agora mesmo! Com certeza, a sua empresa merece um suporte de alto nível!


17 visualizações0 comentário