top of page
Buscar
  • Marcio Nascimento

Saiba como uma boa gestão de TI pode te ajudar a prevenir problemas

Atualizado: 11 de jan. de 2021

A gestão de TI é composta pelas práticas, estratégias e pela administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento das informações da sua empresa.


Uma boa gestão de TI garante que todos os seus recursos sejam utilizados corretamente e, também, permite que você possa alinhar os processos internos da sua empresa com novas tecnologias, sendo considerada a peça chave na prevenção de problemas relacionados à proteção dos seus dados. 


Embora seja muito difícil estar 100% protegido, com algumas medidas simples, é possível reduzir os riscos de incidentes que possam prejudicar sua empresa. Por isso, separamos 3 pontos a serem abordados no dia a dia da sua empresa:


1. Proteção da rede e da navegação na internet

Uma das principais portas de entrada para ataques e incidentes é a navegação na internet. Usuários desatentos podem facilmente clicar em links desconhecidos ou mensagens de emails falsos que levam para sites nocivos para o seu sistema interno. Por isso, manter a rede da empresa protegida é fundamental e, isso, deve ser feito através da instalação de Firewalls, com regras e bloqueios adequadamente configurados e atualizados;


2. Manutenção e atualização constante de sistemas

Visando sempre explorar a vulnerabilidade dos sistemas e servidores de rede ou a falta de conhecimento dos usuários, as formas de ataque têm evoluído constantemente. A cada novo ataque ou suspeita de um, os fabricantes de sistemas e antivírus acompanham em tempo real para que possam implementar rapidamente correções e proteções adequadas. É fundamental manter todo e qualquer sistema usado na sua empresa constantemente atualizado;


3. Orientação dos usuários para identificar riscos e prevenir ataques

Tão importante quanto, criar barreiras para a entrada em sites nocivos ou manter os seus sistemas atualizados, é orientar os usuários, no caso, seus colaboradores. Eles precisam estar aptos para conseguirem identificar possíveis ameaças e evitar ações que permitam a entrada de vírus. Antes de implementar qualquer medida, comece conversando sobre os riscos e prejuízos, formas de ataques e o que fazer para evitar incidentes.


Uma boa gestão de TI pode te ajudar na implementação de todas essas ações de proteção da sua empresa. Veja como ela pode ajudar, por exemplo, na segurança e funcionamento de um supermercado.


72 visualizações0 comentário
bottom of page