top of page
Buscar
  • Marcio Nascimento

Sequestro de dados / Ransomware: sua empresa está protegida? Descubra agora.

Atualizado: 15 de jan. de 2021

O crescimento de ataques virtuais, golpes da internet e sequestro de dados é um problema que muitas empresas estão sujeitas a passar. Os criminosos virtuais têm desenvolvido técnicas cada vez mais avançadas para invadirem os sistemas empresariais. Ninguém está imune a este tipo de ataque, e a próxima vítima pode ser o seu negócio.


O ataque mais comum hoje em dia é o sequestro de dados, que ocorre quando o criminoso invade computadores e servidores, criptografa arquivos e cobra um resgate para o desbloqueio. Existem algumas formas de se prevenir, a principal delas é o backup.



O backup é uma das práticas que você deve ter dentro da sua empresa. Ele é a sua cópia de segurança de todas as suas informações, protegendo-as de praticamente todos os tipos de ameaças. O termo em inglês é muito utilizado por empresas e pessoas que guardam documentos, imagens, vídeos e outros arquivos no computador ou na nuvem.


Mas, como tudo na vida, existe a forma certa de fazer backup!


Um backup eficiente deve ter três características que fazem com que ele seja realmente uma ferramenta útil em caso de qualquer incidente:


1 – Diário: A rotina de backup deve ser diária. Backups semanais ou mensais criam uma lacuna quando é preciso recuperar um arquivo ou mesmo um servidor inteiro. Já pensou ter que inserir no seu sistema todas as informações de vendas do mês novamente?


2 – Retroativo: Pode acontecer de um arquivo deletado por engano ser necessário só depois de alguns dias ou semanas. Como recuperar? O backup deve possibilitar buscar um arquivo no passado, e não só do dia anterior.


3 – Múltiplo: O ideal é ter um backup local, para recuperação rápida de arquivos ou sistemas, e um backup em nuvem, para proteção contra sinistros, fogo, desastres naturais, ataques de vírus, etc. Como diz uma frase bem conhecida no meio de TI, “quem tem apenas um backup, não tem backup nenhum”.


Além disso, as rotinas de backup devem ser automatizadas e auditáveis, ou seja, deve-se evitar fazer backup manual (que pode ser falho ou mesmo pode-se esquecer da rotina em algum dia mais atribulado) e deve ser verificado de tempos em tempos. Pense no backup como o estepe do seu carro: Você verifica se ele está cheio antes de uma viagem mais longa? De nada adianta ter estepe se ele estiver vazio quando o pneu furar!


A proteção dos dados da sua empresa é um assunto muito importante. Muitos empresários acham que estão seguros, porém sem as características citadas acima, falhas podem acontecer e, geralmente, ocorrem nos piores momentos para a empresa.



A perda dos seus arquivos pode gerar uma série de problemas para o seu negócio. E, se você ainda não está convencido, a seguir te apresentaremos três grandes motivos para que essa ação seja rotina em sua vida:


  1. Evitar prejuízos maiores, com a perda de informações vitais;

  2. Mantém seu negócio funcionando. A perda de dados pode causar a parada total de sua empresa;

  3. Protege a imagem do seu negócio, que pode ser duramente afetada com a indisponibilidade dos seus serviços ou produtos aos seus clientes, devido a uma falha na sua estrutura de TI.


Os riscos são muitos e você está se arriscando sem um backup dos seus arquivos. E como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. A rotina de fazer backup é uma das melhores formas de garantir a segurança da sua empresa e de seus clientes.


68 visualizações0 comentário
bottom of page