Buscar
  • Marcio Nascimento

Confira 8 práticas para melhorar a Gestão de TI na sua empresa

Atualizado: Abr 26

A melhoria contínua é um desafio que está cada vez mais presente nas organizações. E para isso fazer parte da rotina de uma empresa, de maneira plena, é fundamental buscar meios de melhorar a gestão de TI.

Não é uma tarefa simples de ser executada, mas pode ser alcançada desde que haja planejamento e foco em resultados. A Tecnologia da Informação exerce um papel cada vez mais estratégico no mundo corporativo, o que exige um grande empenho de gestores e funcionários para aproveitar os recursos tecnológicos corretamente.

Neste artigo, vamos apontar 8 ações para melhorar a administração de TI. Confira!


1. Valorize o planejamento

Para verificar se vale a pena ou não apostar em serviços terceirizados de TI, é recomendado ter um planejamento adequado das atividades. Dessa forma, uma empresa pode avaliar, com precisão, o que realmente necessita para atingir uma boa performance por meio do avanço tecnológico.

Tomar decisões com base nos objetivos de negócio é um passo crucial para uma companhia estar mais conectada com boas práticas de administração, o que é positivo para se diferenciar da concorrência.


2. Acompanhe os custos

Uma maneira de melhorar a gestão de TI contempla o monitoramento dos gastos. E reduzir despesas é um fator muito relevante em um cenário de instabilidade econômica.

No caso de uma empresa que contrata um fornecedor de computação em nuvem, é recomendado assinar um contrato em que seja possível diminuir ou aumentar os serviços, de acordo com a demanda. Assim, é viável cortar despesas com eficiência.


3. Contratar parceiros identificados com a marca

Se uma empresa realmente quer conquistar o reconhecimento de todos, é preciso contar com parceiros que compartilhem os mesmos valores. A reputação é algo muito importante na conjuntura atual e reflete na administração de TI.


4. Foco em segurança da informação

É crucial acompanhar os gastos e contar com um parceiro de TI estratégico. Mas isso deve estar junto de um bom trabalho de segurança da informação. O ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada em adotar boas práticas para manter os dados seguros.

Esse trabalho deve ser feito de maneira contínua e planejada, porque minimiza riscos de ataques virtuais, como o ransomware.


5. Fique atento à disponibilidade dos sistemas

A segurança da informação deve ser priorizada, mas é fundamental ter um parceiro que priorize a disponibilidade dos sistemas. Por exemplo, um supermercado não pode, em hipótese alguma, ficar com o software de registro de compras indisponível.

Em dias de grande movimento, isso vai gerar perda de faturamento e de clientes. Ter um sistema robusto e com um suporte ágil é um bom caminho para evitar problemas que prejudiquem as vendas.

.

6. Valorize a comodidade

Não adianta contar com um sistema de ponta, se os clientes não se sentem confortáveis de forma plena. É muito ruim, por exemplo, quando o aplicativo de um restaurante não funciona dentro das expectativas.

Afinal, os clientes querem se comunicar com facilidade e comodidade. Com o suporte de uma empresa especializada, os riscos dessa situação acontecer serão mínimos. Isso porque haverá uma equipe que pode fazer manutenções e melhorias periódicas no app.


7. Fique atento às instalações

Uma rede corporativa não é feita apenas de equipamentos de ponta. É preciso analisar como aproveitar as instalações para o fluxo de dados ser executado com maestria.

Essa iniciativa deve ser feita por profissionais experientes, pois uma avaliação do ambiente tem um papel decisivo para montar uma infraestrutura de TI mais adequada às necessidades de uma corporação.


8. Opte pelas melhores ferramentas

Acompanhar as tendências do mercado é o mínimo que se espera das companhias em um cenário de intensa transformação digital. Esse aspecto reforça o foco em identificar e apostar nos melhores softwares para aumentar a produtividade do time e a segurança da informação.

Essa tarefa se torna mais simples com o apoio de uma empresa especializada que conhece as alternativas mais inteligentes para melhorar a gestão de TI.


Por isso, a Start Tecnologia tem profissionais capacitados para te ajudar. Fale conosco!

69 visualizações0 comentário