Buscar
  • Marcio Nascimento

Gestão de ti: O que é e para que serve

Atualizado: Jan 11

A transformação digital tornou ainda mais importante o uso da tecnologia para as empresas alcançarem um rendimento expressivo e uma posição de destaque no mercado. Esse cenário contribui para a gestão de TI ser peça-chave na atual conjuntura.


Afinal, é necessário um gerenciamento profissional e extremamente qualificado para utilizar os recursos de Tecnologia da Informação de forma que a companhia ofereça boas condições de trabalho para os colaboradores.


Neste artigo, vamos explicar como a administração de TI é importante para as organizações serem mais produtivas e capazes de acompanhar as exigências do público-alvo. Confira!


Saiba o que é gestão de TI


Podemos defini-la como o conjunto de práticas que abrange o gerenciamento de recursos humanos e tecnológicos para uma empresa usar equipamentos e sistemas dentro das melhores práticas do mercado.


Para isso, é essencial que haja um gestor bastante competente e atualizado para orientar uma equipe sobre os procedimentos a serem adotados para criar um padrão de atendimento ao público interno.


Essa situação abrange, por exemplo, o help desk e o service desk. O primeiro é responsável por atendimentos mais simples que podem ser resolvidos por telefone ou chat. O segundo exige uma maior qualificação do profissional por se tratar de demandas mais complexas.


A gestão de TI também deve ter um contato direto com os diretores de uma companhia. Um dos motivos é a necessidade de a tecnologia da informação ocupar um papel estratégico para permitir não apenas o bom andamento dos serviços, mas também um contato rápido e simples entre a empresa e os consumidores.


Por exemplo, um site corporativo deve apresentar um alto nível de disponibilidade e, ao mesmo tempo, muita facilidade para os usuários encontrarem meios de interagir com a marca e obter respostas em curto prazo.


Entenda por que a administração de TI é tão importante

Um dos fatores que tornam a gestão de TI essencial para uma empresa ou órgão público envolve a definição das práticas de segurança da informação. É preciso um grande conhecimento para estabelecer os melhores mecanismos para os dados corporativos terem um elevado grau de proteção.


A tarefa de manter as informações institucionais fora do alcance de hackers exige não apenas o uso de softwares (antivírus, entre outros), mas também de equipamentos que evitem a exploração de vulnerabilidade na rede.


A gestão de TI também apresenta uma relação direta com o gerenciamento dos recursos financeiros para uma companhia utilizar os recursos tecnológicos de maneira inteligente. A partir de uma análise das melhores opções do mercado, é possível dimensionar o investimento ideal para dar condições de trabalho que ajudem a expandir a produtividade da equipe.


Ainda vale destacar que a administração de TI tem uma responsabilidade muito grande com relação aos talentos que vão trabalhar nesse setor. Um gerente deve ser parceiro do RH para escolher os funcionários mais habilitados para atuar na área. Isso é fundamental para bater metas e superar expectativas.


É imprescindível que a gestão de TI valorize pessoas e, ao mesmo tempo, conheça os recursos tecnológicos mais adequados para uma empresa acompanhar a transformação digital e atingir um desempenho notável.


Fale conosco agora e aumente as suas chances de utilizar as melhores soluções de TI no seu negócio!


24 visualizações0 comentário

Rua Saldanha Marinho, 30 sl 303

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Brasil

CEP 90160-240

 

 

Contate-nos

start@starttecnologia.com.br

 

 

Tel.: (51) 3224-7271

         

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

Start Tecnologia - Todos os direitos reservados ©2015