Buscar
  • Marcio Nascimento

O que é outsourcing de infraestrutura de TI + 5 vantagens

As companhias necessitam de, ao mesmo tempo, aproveitar o avanço tecnológico de forma eficiente e cortar gastos. Ou seja, contar com as melhores opções do mercado por um valor acessível para ter um retorno mais rápido do investimento. Uma das alternativas para obter isso consiste no outsourcing de infraestrutura de TI.


Essa prática consiste na terceirização do uso de soluções de Tecnologia da Informação, com foco em elevar a produtividade, reduzir custos e oferecer um atendimento mais qualificado.


Neste artigo, vamos apresentar 5 benefícios marcantes de terceirizar a infraestrutura de TI do seu negócio. Confira!


1. Diminuir custos

Uma das vantagens mais significativas de apostar no outsourcing de infraestrutura de TI engloba a redução de gastos. Investir em equipamentos de rede, por exemplo, exige um grande capital, em muitos casos.


Também deve haver um grande cuidado para manter os recursos tecnológicos sempre atualizados, o que não é tão fácil, principalmente, em um cenário de recuperação econômica. Um problema em um servidor, por exemplo, pode afetar a capacidade de uma empresa responder às demandas dos clientes pelo site ou app corporativo.


Por isso, é muito importante avaliar alternativas para contar com equipamentos de ponta que estarão menos sujeitos a falhas e a problemas relacionados com a falta de manutenção. Esse aspecto deve ser observado com bastante atenção pelos gestores, porque influencia na qualidade do atendimento.


2. Ter dispositivos atualizados

Não perder tempo em analisar quais são as opções mais eficientes e práticas de TI é mais um benefício significativo da terceirização. Muitas empresas, por falta de planejamento, ignoram a necessidade de implementar equipamentos e sistemas atualizados.


É um erro grave que deve ser evitado ao máximo. Sem a devida manutenção, um dispositivo pode ser usado por hackers para invadir a rede corporativa, o que aumenta as chances de sequestro de dados. Essa situação conhecida como ransomware implica prejuízos financeiros e prejudica bastante a reputação.


Com um parceiro de TI extremamente qualificado, o risco de enfrentar esse problema é praticamente nulo. Afinal, a empresa contará com os melhores recursos de segurança da informação do mercado.


3. Elevar o grau de confiabilidade

Ter à disposição um profissional especializado contribui para uma organização ser mais confiável ao disponibilizar serviços digitais para o público externo. Uma das razões é que o outsourcing de infraestrutura de TI tem como um dos principais atributos oferecer as soluções mais adequadas para o grau de disponibilidade de um site corporativo ser o mais alto possível.


Em outras palavras, os clientes terão menos possibilidades de ter problemas para finalizar a compra em um e-commerce, porque haverá uma estrutura tecnológica de ponta para mantê-lo funcionando sem interrupções.


4. Contar com a escalabilidade

É muito comum as companhias terem momentos de maior demanda ao longo do ano. E ter uma infraestrutura de TI interna para administrar isso de forma estratégica e inteligente é algo bastante complexo.


Por esse motivo, o suporte terceirizado ajuda bastante a gerenciar os períodos de maior necessidade de armazenamento de dados, pois dispõe de equipamentos capazes de processar e guardar uma grande quantidade de informações.


5. Ter mais foco no negócio

O orçamento é uma das peças-chave para a montagem e a implementação de um planejamento empresarial. E para tornar a gestão de recursos financeiros mais voltada para os objetivos corporativos, um bom caminho é o outsourcing do suporte técnico.


Essa ação propicia aos gestores ter uma atenção maior no que é realmente fundamental para se diferenciar da concorrência.


Se está em busca de excelentes soluções de Tecnologia da Informação, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a sua empresa a crescer a cada dia!


15 visualizações0 comentário