Buscar
  • Marcio Nascimento

6 tendências de TI: novidades e suas aplicações empresariais

O avanço tecnológico se torna cada vez mais constante e rápido, exigindo das empresas uma grande capacidade de se adaptar a novos procedimentos para continuarem competitivas. Por isso, acompanhar as tendências de TI se tornou uma ação prioritária.


Essa postura se tornou ainda mais necessária com o fortalecimento da transformação digital, que se intensificou com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Hoje, ter foco no uso estratégico da tecnologia é uma questão de sobrevivência no mundo corporativo.


Em virtude disso, vamos apontar, neste artigo, 6 vertentes da TI que podem ser aplicadas pelas corporações e proporcionar ótimos resultados. Confira!


1. Business Intelligence e Big Data

O Big Data é uma ferramenta que se caracteriza por captar dados estruturados ou não que sejam de interesse de uma companhia. Ou seja, trabalha com um enorme volume de informação, o que exige uma grande capacidade de análise.


Isso também pode ser verificado no Business Intelligence (BI), porém esse recurso tem um direcionamento mais voltado para informações estruturadas, que ficam, por exemplo, em um banco de dados. Dessa forma, a criação de relatórios de análise se torna menos complexa.


2. Inteligência Artificial (IA)

Essa solução é uma das grandes tendências da TI atualmente. Um dos motivos é que permite a automatização de uma série de atividades na indústria. Isso ocorre porque os equipamentos assimilam ações que devem ser executadas para a produção ser feita de acordo com as melhores práticas do mercado. A IA pode ser usada em diversos setores da economia e tem um grande potencial de crescimento.


3. Internet das Coisas

A inteligência artificial tem como uma das grandes contribuições fortalecer o conceito de Internet das Coisas (IoT). Este consiste no fato de os equipamentos conectados à rede mundial de computadores serem capazes de realizar diversas ações com extrema eficiência e agilidade. A IoT é usada não apenas no mundo corporativo, mas também nas cidades e nas residências para dar mais segurança e comodidade às pessoas.


4. Foco na LGPD

A partir de setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil. O objetivo é fazer com que empresas e instituições públicas e privadas tenham mais cuidado ao gerenciar as informações pessoais dos usuários dos serviços.


Caso haja um uso inadequado, é possível a aplicação de multas que podem chegar a R$ 50 milhões ou a até 2% do faturamento. Essa penalidade só poderá ser aplicada a partir de agosto de 2021, prazo concedido para todos se adaptarem à nova legislação.


5. Social Business

A Tecnologia da Informação também pode ser adotada para melhorar a relação das empresas com o público-alvo. A partir do Social Business, é possível segmentar os clientes e utilizar as informações para atender melhor aos desejos e às preferências.


Essa solução é usada por meio de recursos como sistemas de automação de marketing e chatbots. E permite a uma companhia identificar oportunidades para inovar e lançar produtos e serviços. Isso é muito importante para criar um diferencial, expandir as vendas e fortalecer a marca.


6. Cloud Computing

A computação em nuvem é uma realidade para muitas empresas no Brasil e no mundo. Afinal, contar com uma ferramenta para elevar o nível de disponibilidade e de segurança dos dados é importante para a produtividade ser a mais elevada possível.


Além de economizar recursos financeiros, a cloud computing é uma das tendências de TI que ajudam as companhias a ter uma maior mobilidade, proporcionando aos funcionários mais condições de executar as tarefas e conquistar a confiança dos clientes.


Se deseja explorar melhor os recursos de Tecnologia da Informação no seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer ajudar a sua marca a estar mais forte no mercado!


12 visualizações0 comentário