Buscar
  • Marcio Nascimento

Fuja dos ataques aos dados da sua empresa. Saiba como a Gestão de TI pode te ajudar

O profissionalismo é uma postura obrigatória em uma gestão de TI. Se um empresário considerar a Tecnologia da Informação como algo secundário para avançar, estará dando passos significativos para o fracasso.

Uma das razões é que a transformação digital está literalmente revolucionando a maneira como as empresas interagem com os consumidores e os funcionários. E isso não pode ser desprezado, porque influencia na capacidade de expandir o engajamento e a produtividade da equipe.


Também é imprescindível um olhar atento para a segurança da informação, que se tornou peça-chave para uma organização ter mais credibilidade e respeito dos stakeholders. Neste artigo, vamos apontar ações cruciais para a rede e os sistemas corporativos estarem mais protegidos contra as ameaças digitais. Confira!


Foco nas principais tendências

A melhoria contínua é um dos pilares para uma gestão de TI ser realmente capaz de agregar valor. Em virtude disso, as corporações devem acompanhar as melhores práticas para a proteção de dados. Essa iniciativa abrange não apenas a escolha de softwares e equipamentos mais eficientes e modernos, mas também o comportamento dos funcionários.


Não adianta ter um sistema robusto que permita a integração entre as diversas áreas, caso os funcionários, por exemplo, compartilhem a senha com pessoas não autorizadas para acessar a ferramenta. Esse caso mostra a necessidade de investir em campanhas de conscientização sobre boas práticas para proteger as informações institucionais.


Investimento em soluções de ponta

Reduzir, ao máximo, as chances de os hackers invadirem a rede corporativa é uma das principais metas dos gestores. Para isso se tornar realidade, é interessante investir em soluções capazes de monitorar o ambiente de TI e identificar as ameaças digitais com eficiência.


Monitorar o fluxo de dados, contar com mecanismos avançados para enfrentar os ataques virtuais e apostar nos backups são iniciativas que exigem um olhar atento ao escolher as ferramentas ideais na execução dessas tarefas. Para fazer um investimento inteligente, é válido ter o suporte de uma consultoria de TI conectada com as principais tendências de proteção de dados.


Implementação de uma política de segurança da informação

Adotar soluções de TI avançadas é ótimo para reduzir significativamente as vulnerabilidades e as chances de hackers invadirem a rede corporativa. Mas é necessário ter um cuidado especial com a postura dos colaboradores ao utilizar as ferramentas institucionais.


Com o trabalho remoto, essa preocupação se tornou ainda mais presente. Afinal, os cibercriminosos estão intensificando as tentativas de obter vantagens fraudulentas com base na falta de atenção dos funcionários.


Uma alternativa para tornar os colaboradores mais conscientes dos riscos e das boas práticas para proteger as informações empresariais abrange a implementação de uma política de segurança da informação.


Essa estratégia deve ser amplamente divulgada com informações claras e acessíveis. Também é importante criar um canal para tirar dúvidas, o que facilita a adoção das medidas necessárias.

Adoção de um controle de acesso inteligente

Um banco de dados, sem dúvida, é uma ferramenta relevante para uma empresa utilizar as informações de maneira estratégica. Por outro lado, esse recurso deve ser usado com responsabilidade. Por isso, é válido adotar uma política de controle de acesso às ferramentas primordiais para o bom funcionamento do negócio.


Essa preocupação também deve envolver os computadores e os dispositivos móveis corporativos. O ideal é que cada funcionário adote uma senha própria para minimizar os riscos desses aparelhos serem utilizados de maneira inadequada.


Seleção de um parceiro de TI estratégico

Não é simples gerenciar os recursos de Tecnologia da informação dentro das melhores práticas do mercado. Por isso, tornou-se imprescindível contar com um parceiro estratégico e capaz de manter as informações e sistemas corporativos altamente seguros e menos vulneráveis aos ataques cibernéticos.


Com foco em uma gestão de TI diferenciada e inteligente, um bom caminho é contar com o suporte da Start, especialista em outsourcing. Graças a uma equipe qualificada e mecanismos atualizados, colaboramos para os nossos clientes estarem mais protegidos e com serviços digitais mais disponíveis ao público-alvo.


Se está em busca de um uso mais estratégico da TI, entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer iniciar uma parceria de sucesso!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo