Buscar
  • Marcio Nascimento

Home office: Sua empresa está protegida dos golpes digitais

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) consolidou o home office como um modelo de trabalho nas empresas brasileiras e do mundo inteiro. Por outro lado, essa tendência exige um maior cuidado com a segurança da informação. Afinal, os cibercriminosos identificaram nesse movimento uma oportunidade para invadir as redes corporativas com mais facilidade.

Essa situação tem preocupado muitos gestores pela necessidade de buscar opções para minimizar os riscos de ataques virtuais, que podem tornar inacessíveis os sistemas empresariais ou roubar informações sob a responsabilidade de uma companhia.

Neste artigo, vamos apresentar iniciativas que ajudam as organizações a elevarem o nível de proteção dos dados. Confira!

Apostar em soluções avançadas

É muita ingenuidade uma corporação, independentemente do porte, considerar que o uso de um antivírus gratuito é o suficiente para minimizar as possibilidades de ocorrência de um ataque virtual. Inegavelmente, deve haver bastante critério na escolha de mecanismos destinados a manter as informações institucionais mais seguras.

Por isso, uma excelente alternativa é fazer uma pesquisa detalhada sobre as soluções de cibersegurança mais eficientes do mercado. Esse comportamento é essencial para implantar sistemas e equipamentos que atendam às prioridades de uma organização. O indicado é fazer um investimento que propicie um bom custo-benefício para atingir os objetivos, sem comprometer as finanças.

Conscientizar a equipe

Não adianta investir nas melhores soluções de Tecnologia da Informação, caso os funcionários não tenham consciência dos procedimentos ideais para manter o ambiente o mais protegido possível contra ataques cibernéticos. Por isso, é recomendado que uma empresa desenvolva, em parceria com o fornecedor de TI, campanhas com dicas sobre como evitar golpes virtuais.

A criação de senhas fortes e o bom senso ao clicar em links são atividades que precisam ser realizadas pelos colaboradores no dia a dia. À medida que uma companhia apresenta práticas para prevenir o acesso indevido à rede, menores serão os riscos. Essa postura é fundamental para gerar mais credibilidade perante os stakeholders.

Adotar a VPN

O home office inegavelmente criou um cenário favorável para a utilização da VPN (Rede Virtual Privada). Esse recurso consiste em permitir que os funcionários acessem, de qualquer lugar, programas e arquivos que estão nos computadores localizados nas empresas.

Dessa maneira, o empregado pode ter uma maior produtividade e mais condições de executar as tarefas dentro do prazo. Contudo, o investimento em uma VPN por si só não vai resolver o problema de uma companhia.

Afinal, também é necessário contar com procedimentos e recursos de segurança que diminuam consideravelmente a probabilidade de hackers usarem a Rede Virtual Privada para acessar dados corporativos de maneira irregular.

Ter foco na computação em nuvem

O trabalho remoto e a transformação digital, sem dúvida, são responsáveis pela maior adesão das empresas à computação em nuvem. Essa tecnologia tem como uma das principais características propiciar o acesso a documentos e sistemas institucionais por qualquer dispositivo conectado à internet.

Por outro lado, é relevante ressaltar que é preciso apostar em um provedor de nuvem com uma infraestrutura tecnológica de ponta e com capacidade de oferecer um suporte técnico ágil e eficiente. Muitas corporações têm optado pelo outsourcing de TI para fazer a migração para a cloud computing de maneira mais prática e rápida.

Essa ação pode ser executada de forma exemplar com a ajuda de parceiros qualificados, como a Start, especialista na gestão de infraestrutura de TI e em serviços de consultoria técnica. Um apoio qualificado faz toda a diferença para uma organização disponibilizar mais segurança para os funcionários durante o trabalho remoto.

Se está em busca da melhoria contínua por meio da Tecnologia da Informação, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a ser mais dinâmico e rentável!


1 visualização0 comentário