top of page
Buscar
  • Marcio Nascimento

Como proteger a sua empresa dos golpes digitais

O mundo corporativo está cada vez mais preocupado com o transtorno causado pelos golpes digitais. É cada vez mais comum a veiculação de notícias de companhias prejudicadas por ações de cibercriminosos. Recentemente, empresas nacionais foram afetadas por ações de hackers e tiveram dificuldades para retomar as ações.


Dois exemplos marcantes disso foram a JBS (multinacional do setor de alimentação) e a Renner. A primeira inclusive admitiu que pagou um resgate de R$ 55 milhões aos sequestradores digitais para reaver o comando dos sistemas.


Além do prejuízo financeiro e de imagem, as organizações brasileiras precisam ter cuidado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que determina uma série de normas para administrar as informações dos clientes. Caso haja desrespeito aos parâmetros estabelecidos, é possível a aplicação de multa que pode chegar a R$ 50 milhões.


Neste artigo, vamos destacar uma série de ações relacionadas a como proteger a sua empresa dos golpes digitais. Confira!


Ter foco no monitoramento do ambiente de TI

É muito importante investir em infraestrutura tecnológica e contar com o suporte de um parceiro especializado em outsourcing de TI. Por outro lado, isso apenas vai proporcionar bons resultados, se houver boas práticas em monitorar o fluxo de dados na rede corporativa.


Com a intensificação e a sofisticação dos métodos dos cibercriminosos, uma corporação necessita de ferramentas avançadas para identificar e eliminar as ameaças virtuais com extrema velocidade. Não adotar as melhores medidas para prevenir os ataques cibernéticos é um erro grave e que deve ser combatido rapidamente. Do contrário, pode gerar graves problemas em curto prazo.


Empregar soluções atualizadas

Outra forma de como proteger a sua empresa dos golpes digitais abrange a utilização de soluções de ponta. Na conjuntura atual, utilizar softwares com a licença vencida é um equívoco que abre brechas para os hackers praticarem crimes e prejudicarem a reputação da companhia.


Muitas organizações deixam, por exemplo, as licenças de antivírus expirarem. É uma falha que não pode acontecer em hipótese alguma. Também é fundamental contar com equipamentos que possam minimizar os riscos de invasão. O ideal é que haja um investimento, por exemplo, em firewalls que estejam de acordo com as melhores práticas de segurança da informação.


Priorizar a capacitação da equipe

Logicamente, é muito positivo contar com soluções de ponta para manter o ambiente de TI o mais protegido possível. Mas isso somente vai proporcionar os resultados esperados, se uma empresa tiver um time de Tecnologia da Informação qualificado e atento às principais ameaças digitais.


Por isso, a recomendação é criar um cenário favorável para os profissionais de TI terem à disposição treinamentos que os ajudem a manter o foco na melhoria contínua. Essa iniciativa é fundamental para o combate aos ataques dos cibercriminosos ser mais efetivo e atingir resultados dentro das expectativas.


Adotar controle de acesso aos sistemas

Para uma instituição ser mais eficiente nos mecanismos de proteção dos dados, uma excelente alternativa é utilizar o controle de acesso aos softwares. Dessa maneira, são reduzidos os riscos de erros dos colaboradores abrirem brechas para os hackers invadirem um sistema.


O controle de acesso deve envolver a necessidade de cada funcionário ao utilizar uma determinada ferramenta. Em uma mesma solução, podem ser criados diversos perfis de usuário. Esse ponto deve ser levado em consideração pelos gestores, porque ajuda a manter o ambiente mais seguro.


Contar com um suporte qualificado

Não é simples montar uma infraestrutura tecnológica e uma equipe de TI de alto nível. Por isso, a terceirização é considerada um dos melhores caminhos para uma companhia adotar boas práticas de segurança da informação.


Se está em busca de empregar as melhores iniciativas sobre como proteger a sua empresa dos golpes digitais, vale a pena conhecer os serviços de outsourcing de infra e de consultoria da Start. Com um time qualificado e atualizado, adotamos as melhores estratégias para tornar o seu negócio mais eficiente e menos vulnerável aos ataques de cibercriminosos.


Se está em busca de um parceiro tecnológico de ponta, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a prosperar!


24 visualizações0 comentário
bottom of page